teste

A flor mais rara do Brasil: peônias!

Quando comecei a trabalhar com flores, me lembro que adorei o adjetivo repolhuda. Repolhuda são todas as flores que são cheias de pétalas e que se assemelham à cabeça de um repolho. Das majestosas rosas Garden ou inglesas a desconhecidas peônias. Eu lembro que a primeira vez que vi ao vivo uma peônia foi durante a Enflor. Umas 10 pessoas mais seus 10 celulares se amontoavam para tirar fotos de 5 peônias que um operador logístico levou para o estande. Me lembro que ele falava: “fazemos qualquer transporte refrigerado, inclusive de peônias!” Era como se fosse um certificado de qualidade, pois além de caras, frágeis, elas são raras. 

 

Mas qual a raridade, você pode estar se perguntando. Raridade a ponto de ter apenas um produtor comercial, e ele não garante nem 10 flores colhidas na semana mesmo na época ideal desta flor, que ocorre de junho a agosto. Peônias são conhecidas como rainhas-das-flores e ela é muito valorizada pela cultura oriental por trazer riqueza, prosperidade e honra.

 

Sonho de 10 em cada 10 noivas, muitas optam por casar-se com peônias, mas eu pessoalmente nunca vi um buquê de peônias reais. A maior parte são artificiais e isso se torna o terror de 10 em 10 floristas. A durabilidade é incrivelmente baixa, se suas peônias durarem 48 horas saiba que você está no lucro.

 

A mistura de exclusividade, raridade e não adaptação ao clima tropical faz com que as peônias sejam joias raras que podem custar até 100 reais uma única flor. Elas são colhidas ainda em botões e se abrem desabrochando suas mais de 50 pétalas repolhudas. E aqui há uma lógica da natureza, quanto mais pétalas menores é o contato da pétala com o pedúnculo e mais frágeis elas são. 

 

Será uma dica da natureza que insiste em nos ensinar que a beleza é rara. Deixo vocês com essa pergunta que me fiz também.