Design sem nome-5

Flores são tóxicas para o meu gato?

Semana passada fui surpreendida com uma pergunta de um assinante sobre gatos e plantas tóxicas. A pergunta era: meu gato é super curioso, existe risco de alguma planta ser tóxica na minha assinatura. Vou confessar que hesitei no que seria minha primeira resposta: não,  pode ficar tranquilo! 

 

Liguei para uma amiga que estudou comigo e é especialista em gatos. Conversamos durante 45 minutos no telefone e aprendi tanto que essa incursão sobre plantas tóxicas para animais acabou virando esse texto. 

 

Realmente a preocupação do nosso assinante é válida, tanto para animais quanto para bebês. Como mãe de gato (Para Branca é o nome dela) e de um ser humaninha (minha filha, Stela) digo que é um desafio extra deixar plantas fora do alcance de gatos. 

Do ponto de vista de flores pelo cheiro elas naturalmente atraem os gatos curiosos, mas nelas não “moram” o verdadeiro perigo, normalmente são as folhagens que atraem os gatos principalmente porque ajudam na digestão. 

 

Quem nunca viu um gatinho comendo uma graminha ou um capim por aí? Por isso as folhagens realmente são as que devemos estar atentos. 

 

Deixo aqui, pra conhecimento de vocês uma lista de plantas nocivas para animais: 

Jiboia

Espada de São Jorge

Caládio

Orelha-de-evefante

Comigo-ninguem-pode

Coroa-de-cristo

Costela-de-adão

Cuidado com as flores de:

Lírios (podem estar na sua assinatura)

Kalanchoe (podem estar na sua assinatura)

Azaleia

Flor de natal

Manacá-de-cheiro

Espirradeira

E tem também um manual completo para baixar o PDF, sobre o assunto,  em: PLANTAS TÓXICAS (ufg.br)

 

Mas o mais interessante foi o que minha amiga me disse no final da conversa  sobre hábitos. Se seu gato tem o hábito de sempre procurar um matinho converse com sua veterinária, tpois pode ser que ele esteja com algum problema estomacal. 

 

Se o hábito persistir plante um vasinho com milho pipoca, alpiste ou trigo. A ISLA tem sementes em redes como PETZ e Cobasi.

 

 Até os gatos precisam de platinhas!