Design sem nome-10

Saúde mental: quais os benefícios das flores?

Em um mundo onde saúde mental virou pauta,  parece que todo mundo tem um produto ou uma receita mágica para manter a saúde mental em dia, não é mesmo? 

 

Vou me manter atenta a dados e não a um estudo de Havard que ninguém viu. São inúmeros estudos, porém o que mais me impactou foi um estudo da Sociedade Americana de Ciências e Horticultura (2022) sobre os efeitos que uma planta pode exercer em um quarto de hospital após uma cirurgia. Foi observado, em pacientes que recebiam flores em seus quartos, uma melhora da pressão arterial, frequência cardíaca e índices menores de dor, ansiedade e fadiga. Em geral, estes pacientes consumiam metade dos analgésicos em relação a pacientes em quartos que não recebiam flores. Foram mais de 90 pacientes monitorados ao longo de 3 anos de pesquisa.

 

Me veio na memória as lembranças das flores que recepcionaram a mim e minha filha quando chegamos do hospital após seu nascimento. Eu adorava ver as flores desabrocharem enquanto cuidava da minha filha e desde então minha mesa nunca deixou de ter flores.

 

Essa semana tivemos uma cliente que me enviou uma mensagem que me emocionou. Ela assinou a Flora Home porque mora em um apartamento no centro da cidade e queria ter mais cor em casa. Ela me contou: “no dia que sei que minhas flores vão chegar eu fico ansiosa para receber a mensagem de Whatsapp de vocês falando que minhas flores chegaram. Elas me fazem tão bem que nem sei explicar!”

Bem eu sei, minha querida assinante, e acredito em você pois as flores fazem o mesmo comigo. 

 

Estou escrevendo esse texto com um maço de lírios brancos que

chegaram hoje. Eles estão sensacionais exalando um cheiro que até meu nariz parcialmente entupido está sentindo. E esses dias que o ateliê está cheio de flores, minha cabeça funciona melhor, minha criatividade aumenta e minha produtividade aumenta se comparado aos dias que o ateliê está vazio.

 

Você pode não acreditar, mas para quem duvida eu desafio a experimentar,  com nosso menor plano, que seja, e observar o que as plantas podem fazer no seu dia a dia.