sazonalidade

Aprendendo com a natureza: um texto sobre sazonalidade e descanso.

Toda a natureza se recolhe em determinada época do ano. Sempre que penso nessa frase penso em ursos hibernando ou a famosa fábula da Formiga e a Cigarra. Mas não somente insetos e animais hibernam, também não estou falando de países que nevam ou tem temperaturas extremas. As pausas da natureza não vem só de elementos externos.

Até a natureza mais tropical tira seu descanso para voltar mais vigorosa e pujante. As folhas caem e isso não tem a ver com escassez de recurso como água ou luz, isso tem a ver com ciclos naturais. Uma folha velha e cansada tem que cair para as plantas crescerem e novas flores e frutos nascerem. Existem plantas que param em determinada época do ano de produzir flores e frutos e isso é normal. Como a natureza, deveríamos saber a hora de nos recolher e saber ficar em paz com nosso ócio e tédio. 

Mas é difícil não produzir! Confesso isso do fundo de uma alma que é apaixonada pelo trabalho. Quem já se achou inútil pelo simples fato de não querer fazer absolutamente nada em um final de semana?

Por outro lado, por nos afastarmos da natureza em grandes cidades também não queremos que a natureza descanse. Por falta de conhecimento ou simplesmente por teimosia desejamos ter o que não é da época. Quem nunca desejou ter uma flor específica em uma época que não se produz ou mesmo comer um belo morango no verão ?

Tudo que acontece fora da sazonalidade, vem forçado e, além de caro, é de péssima qualidade. Tenho aprendido isso como florista, não adianta querer copo de leite no inverno, além de feios e caros eles não estão no seu esplendor. Não adianta comprar morango no verão, eles parecerão plástico!   

Na Flora respeitamos a sazonalidade das flores, fazendo isso respeitamos o descanso das plantas e oferecemos para nossos clientes sempre flores lindas e vibrantes. No seu melhor momento. Flores vindas de plantas descansadas. Só compramos flores e folhagens que estejam em maior oferta ou seja são da época. 

Voltando ao aprendizado da natureza eu quero te fazer um convite: que tal programar um descanso. Você já fez isso esse ano? Se não, desejo que você se inspire na natureza para pausar e voltar revigorada assim como a natureza nos ensina diariamente.