flores comestiveis

Já ouviu falar em PANC?

Eu me lembro da primeira vez que eu ouvi a palavra PAN,  foi quando conheci a Rayssa, uma produtora de hortaliças de João Pessoa na Paraíba. Ela venceu o Prêmio Mulheres do Agro 2022 promovido pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) em conjunto com a Bayer (empresa na qual trabalho). Rayssa tem uma daquelas histórias de empreendedorismo e visão sustentável que não tem como não admirar. Ela e seu irmão estão à frente do Rancho Isabelle Chaves onde produzem 5 toneladas de folhas, microvegetais, ervas finas e flores comestíveis. Ops já deu a dica né Sim, PANC é abreviação de Plantas Alimentícias Não Convencionais. Ficou curioso? Baixa o e-book super completo sobre PANCs: E-BOOK PANC

Fiz uma breve entrevista com a Rayssa sobre as plantas e flores que ela produz no Rancho. Mas antes de começar preciso passar umas dicas para vocês, leitores: mesmo que vier na sua assinatura uma PANC, não consuma. Por exemplo,há algumas semanas enviamos boca-de-leão e ela é uma planta PANC, porém ela não foi cultivada com o propósito alimentar.

Agora, fiquem com o bate papo que tive com a Rayssa:

1. Rayssa conta um pouco sobre como vocês pensaram em plantar PANCs no Rancho Isabelle Chaves.

R: Primeiramente é um prazer estar aqui contando um pouco da nossa história pra você, Bárbara e aproveito pra deixar registrado que estou muito orgulhosa do seu empreendimento com as flores. Esse amor vem de antes, eu sempre tive paixão por bichos, flores e plantas em geral, desde antes de iniciar o cultivo profissional, sempre gostei muito de pesquisar sobre o assunto, de identificar os tipos e aprender sobre o cultivo delas. E nessas pesquisas e aprendizados eu descobri o termo PANC, que inclusive é importante frisar, que as Panc não se resumem as flores comestíveis, elas são uma categoria dentro do universo das plantas que podemos consumir e que não são do cotidiano da região. Tem plantas que são consideradas Panc em um determinado lugar e em outro não. Então naturalmente, quando começamos a produção aqui o Rancho Isabelle Chaves, logo trouxe a ideia de produzir as flores comestíveis e agregar ao nosso portfólio e juntar duas paixões tanto minha quanto do meu irmão a gastronomia e a agricultura, para oferecer aos nossos clientes.  

2. Quais as flores que vocês produzem e para quem as vende?
R: Nós temos uma boa variedade e algumas tem que respeitar a sua sazonalidade, por mais que na nossa região o clima é bem parecido o ano inteiro, no campo conseguimos sentir a diferença, por exemplo temos a capuchinha que só conseguimos produzir nos meses mais ‘’frios’’, temos buganvília, amor perfeito de verão entre várias outras. Nossos clientes são de flores são em sua maioria restaurantes, bares, hotéis e buffet.  

3. Se for para nosso leitor se arriscar em cultivar uma PANC em vaso qual você indicaria?
R: O cultivo vai depender da região que você estiver, mas para a estação que estamos a Tagete é uma boa Panc para cultivar.

4. Gostaria que você, como agricultora, deixasse uma mensagem para os consumidores de flores e vegetais. Qual mensagem você daria?
R: Que precisamos conhecer mais do campo, quem produz o seu alimento ou o seu buquê, a conexão entre cidade e campo é extremamente importante, assim como também o consumo de produtos dos empreendedores e produtores locais. Todo mundo tem responsabilidade com o lugar em que vive de uma ponta à outra, quando mudarmos a mentalidade e transformamos as ideias em ações de verdade, todos irão ganhar. A agricultura é um trabalho nobre e foi ela que nos guiou para nos tornarmos civilização, ela evolui com o tempo, tecnologia e inovação, mas não esqueçam que são sempre pessoas que estão no campo diariamente se dedicando para produzir o melhor alimento para todos. 

 

Gostei muito de conversar com a Rayssa e descobrir um pouco mais sobre as PANC. E você, já tinha ouvido falar sobre?

Flora Home
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.