Design sem nome-4

A flor mais popular do mundo!

Oi sumida, faz tempo que não escrevo um artigo por aqui. Depois de longos 7 dias de férias me parece que a inspiração voltou, e com ela minha criatividade de volta também.

 

Faço parte de um grupo de WhatsApp de mais de 40 floriculturas de Minas Gerais. Dia desses, falamos sobre crisântemos e todos os floristas deram depoimentos interessantes sobre suas visões pessoais e dos seus clientes. Isso porque tem uma variedade de crisântemo (sabia?), chamado de Zembla, que é popularmente utilizado em enterros. As cores populares são brancas e amarelas e por essa lembrança muitos consumidores torcem o nariz quando veem ou sentem o cheiro de crisântemos. 

Na minha opinião, é uma grande injustiça uma flor versátil, durável e de tamanhos e cores diversas ser ignorada na arte floral. No mínimo triste, vai! 

 Semana passada estive com o Gabriel Mattar, que junto com seu pai estão a frente da MudaFlor uma empresa representante da genética Deliflor no Brasil. Deliflor é uma multinacional holandesa que trabalha com espécies exclusivas de crisântemos. Conversa boa e cheia de surpresas que eu vou fazer questão de listar aqui:

  1. Crisântemo e rosa são as flores mais populares do mundo, inclusive quem pensa que a Holanda produz apenas tulipas vai ficar de queixo caído ao saber que é líder na produção comercial de crisântemos;
  2. Em mercados como EUA e União Europeia é a flor mais consumida;
  3. Se você conhece uma flor muito famosa chamada Anastasia, ela é um tipo de crisântemo chamado desbotonada, ou seja é mantido através de poda apenas uma flor por haste e elas ficam lindas e enormes; 
  4. Hoje mais de 40% da produção nacional de crisântemos é utilizada para decorativo, festas, buquês etc.
  5. Com o melhoramento genético, muitas variedades “novas” têm um cheiro menos marcante que variedades antigas de crisântemo. 

Pra mim, como uma pessoa apaixonada por flores, foi muito legal conhecer esse mundo da agricultura floral e imaginei que isso pode ser a curiosidade de muitos dos nossos assinantes. 

Por isso estamos desenvolvendo uma WEB Serie chamada Caminhos das Flores que pretende desvendar todos esses caminhos que as flores fazem desde as variedades lançadas até a mesa do consumidor. 

Nas próximas duas semanas nossas assinaturas terão crisântemos tipo Anastasia, com a intenção de levar pra sua casa a flor mais consumida no mundo.  Nessa primeira semana traremos as anastácias lilás e nas próximas, as verdes.

 Sim, esse é um grito de guerra a favor de flores tão lindas: vida longa aos crisântemos.